sexta-feira, 26 de abril de 2013

Post sob encomenda / Cortinas x Tapetes

Olá queridos,

Este post foi feito sob medida para atender à um pedido de uma querida (oi Kathê!!!) .
Kathê pediu uma ajuda para escolher as cortinas da sua sala. Como isso envolve um conjunto de decisões, resolvi fazer um post sobre escolha de tapetes e cortinas, ok?

Bem, vamos aos procedimentos preliminares que temos que ter em mente:
- deixe para escolher o tapete por último - se você não conta com a ajuda de um decorador, deixe para escolher seu tapete por último, pois ele deve estar de acordo com todo o resto do ambiente e a chance de acertar na escolha aumenta quando tudo já está no seu devido lugar: sofá, cortinas, quadros, móevis etc..

- partindo do princípio que sua casa já está mobiliada, vamos à escolha das cortinas! Para isso, você deve se perguntar: A janela onde a cortina será colocada tem uma bela vista?
É exatamento o contrário? A janela é só para ventilação?
 Se você tiver uma bela vista ou preferir uma transparênica,  o ideal é evitar cores escuras, optando por tecidos claros, leves e com alguma transparência. Particularmente, amo o tradicional e charmoso voil. Combinar o Voil com persianas ou com cortinas romanas fica muito bonito.


Se a sua vista não for bonita ou você quer uma privacidade maior, você deve optar por clores mais escuras, tecidos com tramas mais grossas capazes de esconder a vista da janela. Existem várias opções de tecidos que são translúcidos, esses mantêm a claridade, mas tiram a visibilidade.
Lembrando sempre que os tecidos mais suaves e de cores mais claras ampliam o ambiente, assim como as persianas horizontais, painéis, Rollô pois têm caimento reto.







Agora, vamos aos tapetes:
A primeira coisa que se deve ter na cabeça é: tapete no comprimento do sofá é sempre acerto.
Escolha o sofá, tenha em mente qual é o tipo de "linha décor" você vai querer seguir: clean alegre, tradicional, moderna, pois o modelo, tamanho e cor vão influenciar diretamente na escolha do tapete . Na dúvida, lembre-se " menos é mais" e não exagere nas cores, um sofá neutro pode-se utilizar em vários estilos de decoração.
Tapetes lisos ou estampados? Depende do seu estilo.
Muito cuidado ao escolher tapetes estampados, pois precisam combinar com cortinas neutras para não poluir o ambiente. A regra básica é: os tapetes lisos são mais fáceis de combinar e menos suscetível ao erro, cansam menos a vista e dão um toque de requinte, sofisticação e limpeza ao ambiente.

Lembre-se que os listrados vão influenciar no tamanho do ambiente aumentando ou diminuindo a sensação de profundidade. As linhas devem ser dispostas de forma a aumentar essa sensação:









E quanto ao tamanho correto do tapete na sala de jantar? Abaixo reproduzo um texto (ainda que contendo erros de grafia e pontuação, mas vou copiar e colar para manter a originalidade do texto... rsrsrs) que li na internet e que explica direitinho essa questão:

" Atenção: Em sala de jantar é o único que possui uma regra clara, o tapete deve conter a mesa e todas as cadeiras abertas para o uso. Ou seja quando você sentar à mesa sua cadeira não deve ficar com uma perna fora do tapete, ou seja o tapete de ultrapassar 50cm para cada lado do tampo da mesa, isso quer dizer que se sua mesa for com cadeiras para todos os lados, aumente 1m às medidas do tampo da mesa para encontrar as medidas do tapete perfeito, ou seja, se sua mesa for de 1 metro quadrado seu tapete deverá ter dois metros quadrados. "



E aí? Espero ter ajudado.
Vamos escolher os tapetes????




Pra finalizar, reparem que já foi o tempo onde os tapetes precisavam necessariamente ser em tons neutros, vejam como o bom gosto permite usar de forma acertada um tapete colorido sem poluir o ambiente! Todavia, muito cuidado nessa hora para não exagerar, ok!?










 



2 comentários:

  1. Oi! Sempre que tenho dúvidas volto aqui e leio novamente! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kathê minha querida, sempre que publico algo no blog lembro de vc! Minha leitora fiel!!! :)

      Excluir